Como trabalhamos

Esta é uma fase muito importante na vida escolar das crianças, pois é o momento em que começam a descobrir o mundo a sua volta e a desenvolver necessidades básicas, fundamentais para todo o processo de ensino e aprendizagem. Cores, formas, números e quantidades, letras e palavras, sentimentos e sensações se misturam num mundo de descobertas, de experimentações e de possibilidades. O papel da escola nesse momento é o de despertar as crianças para a percepção desse mundo dinâmico que está a nossa volta. Ao contrário do que se pensa, a Educação Infantil é um espaço que vai muito além do simples brincar. As brincadeiras são momentos privilegiados de aprendizagem que permitem o desenvolvimento de diversas habilidades e de diversos conceitos, que envolvem os aspectos sociais, afetivos, psicomotores, as linguagens e o raciocínio lógico. Na PEQUENO SER, nossas crianças são estimuladas a pensar e a desenvolver sua autonomia desde as séries iniciais. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais capacitados e um currículo abrangente, proporcionando às crianças vivências significativas e prazerosas. Além dos professores regentes de cada turma, as crianças têm também professores especialistas em Musicalização, Educação Física e Língua Estrangeira.

Como trabalhamos na Educação Infantil:

A rotina
A rotina é fundamental nessa faixa etária porque permite que a criança estabeleça noções de tempo com base na sequência das atividades propostas. Logo que chegam à escola são informadas das atividades do dia e podem também participar da organização das mesmas.

Regras e limites
Os combinados também são estabelecidos em cada turma. O limite e o respeito às regras são muito importantes e precisam ser trabalhados desde cedo. A diferença é que estes não são simplesmente impostos pelos professores, mas discutidos e construídos com as crianças.

Incentivo à leitura
Todos, pais e alunos, têm acesso à biblioteca e são estimulados a visitá-la e terem contato com os livros. Quanto mais cedo isso acontece, maior será a proximidade com o fascinante mundo da leitura.

As linguagens
Mesmo não tendo ainda o domínio da linguagem escrita e dos números, eles já se fazem muito presente nas salas de aula. Quando ouvem ou criam histórias; registram os combinados ou algum fato ocorrido na turma; ilustram os cartazes com poemas e músicas; reconhecem a escrita do seu nome e dos colegas; preparam receitas...

Projetos Pedagógicos
Acreditamos que a escola deve levar o aluno a perceber a importância do conhecimento para compreensão e transformação do meio em que está inserido.
"Conhecer implica questionar... Quem conhece não aceita o que está dado(...), pois imagina poder fazer diferente, pretender muito mais. As tecnologias surgem nesta esteira: o ser humano não se conforma com o destino que encontra em sua frente. Interfere em tudo." (Demo, 2004, P.15)
Optamos em trabalhar com Projetos Pedagógicos por ser uma metodologia que propõe justamente a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento e por envolver dois procedimentos que consideramos fundamentais no processo de aprendizagem: a pesquisa e a elaboração.
Essa metodologia aguça a curiosidade e desperta o interesse pelo conhecimento, pois envolve levantamento de hipóteses, resolução de problemas, investigação, troca de informações e descoberta de novos conhecimentos.

Horários

Turno da manhã: 8h às 11h30min

Neste turno disponibilizamos atendimento aos pais, fornecedores, entrevistas, avaliações, visitas para conhecer a escola e público externo em geral.

Turno da tarde: 13h10min às 18h30min

Turno destinado às aulas.

Turmas

Maternal 1: 1 ano e meio aos 2 anos

Maternal 2: 2 anos aos 3 anos

Jardim 1: 3 anos aos 4 anos

Jardim 2: 4 anos aos 5 anos

Pré: 5 anos aos 6 anos