A importância da leitura

Em 05/03/2011, Categorias: Blog da Ilce, Educação Autor: Direção Escola

Muitas crianças adoram o rítmo e a cadência da poesia muito antes de poderem entendê-las. Além de oferecer horas de entretenimento e um estoque de conhecimento, a leitura ajuda a desenvolver quatro habilidades básicas do rociocínio: a habilidade de prestar atenção e resolver problemas, uma boa memória e a proficiência na linguagem. Em suma, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e, no decorrer de sua vida, irá adquirir o hábito da leitura.

Quando você lê várias vezes, está preenchendo uma função necessária para o desenvolvimento da criança: a repetição é um estímulo interessante e é importante para o processo pelo qual as células do cérebro fazem conexões. A melhor maneira de incentivar o seu filho para a leitura é ler em voz alta para ele. Não comece a ler um livro longo quando souber que não terá tempo para terminá-lo. Não pense que seu filho deve se sentar quieto ao seu lado ou no seu colo enquanto você lê. Não continue a ler um livro se ficar óbvio que seu filho não gosta dele.

Ao ter contato com um livro, seja com pequenas gravuras e texto simples, a criança pode criar seu prórpio mundo com sonhos e fantasias, oportunizando o conhecimento de si mesma e do ambiente que a cerca.
Quando os pais leêm histórias ou inventam colocando as crianças como personagens, despertam na mesma novas idéias e conhecimentos.

A leitura pode ser trabalhada desde cedso com a criança, pois eleva seu potencial cognitivo a desenvolver mais rápido para a leitura e escrita.
Não use a leitura como uma recompensa ou como um castigo. Deve ser uma atividade que você faz todos os dias, independente de o seu filho ter sido um anjinho ou não.

Sem Respostas para “A importância da leitura”

Deixar uma Resposta